MC336 - Avaliação

Criada: 2013-07-05
Modificada: 2013-09-28

Haverá dois tipos de avaliação: as provas escritas e os projetos de programação. As provas escritas valerão 90% da nota, enquanto que o projeto de programação entrará com os outros 10%.

Nota: alunos da turma especial serão avaliados apenas com base nas provas. Para eles, os pesos serão: provas 100% e projeto 0%.

As provas escritas terão 4 ou 5 questões (ou eu maior número, se forem de múltipla escolha), e duração de 1:40 horas. Haverá três provas escritas, uma para cada linguagem.

O projeto de programação consiste na modificação de um sistema moderadamente grande para atingir objetivos específicos de pequena monta. O instrutor, com a ajuda do auxiliar (PED), fará sugestões de projetos a serem desenvolvidos, e os alunos escolherão um destes projetos ou proporão outros, de envergadura similar. Os alunos poderão formar grupos ou trabalhar individualmente. Mais detalhes sobre o projeto e sua avaliação podem ser encontrados numa página específica.

O projeto deverá ser entregue na data designada no cronograma. Projetos entregues com atraso perderão pontos, a uma taxa de 0.0138889% por minuto de atraso, que equivale a uma taxa de 20% da nota por dia. Por exemplo, um projeto entregue com 36 horas (2160 minutos) de atraso perderá 30% da nota. Um atraso de 5 minutos perderá apenas 0.07%, praticamente desprezível. Após 5 dias, não vale mais a pena entregar o projeto. Caso o projeto seja dividido em partes, esta penalização por atraso valerá para cada parte.

Os códigos dos alunos serão analisados para ver se contém comandos espúrios e maliciosos, como tentativa de acesso a arquivos que não fazem parte do sistema sendo desenvolvido, tentativa de acesso à rede, etc. Quaisquer arquivos fonte que contiverem comandos considerados maliciosos serão descartados e o aluno que os tiver submetido receberá zero na disicplina como punição. Além disso, cada aluno deverá ser capaz de explicar todo o seu código ao instrutor, em entrevista marcada especialmente para este fim. Caso o aluno não demonstre cabal conhecimento de seu próprio código, receberá também zero na disicplina.

Para escapar do exame, os estudantes deverão obter nota de aproveitamento (veja abaixo a definição) maior ou igual a 5.0 (cinco), e também uma nota maior ou igual a 4.0 (quatro) em cada prova.

Desta forma, a nota final de cada estudante será dada por:

NomeSímboloFórmula
Nota finalNF(NA + NE)/2, se fez exame, ou NA caso contrário
ExameNEnota obtida no exame final (de 0 a 10)
AproveitamentoNA0.9*PE + 0.1*PP
Média das provas escritasPE(PE1 + PE2 + PE3)/3
Prova escrita 1PE1nota obtida na prova escrita 1 (de 0 a 10)
Prova escrita 2PE2nota obtida na prova escrita 2 (de 0 a 10)
Prova escrita 3PE3nota obtida na prova escrita 3 (de 0 a 10)
Nota do projetoPPnota obtida no projeto de programação (de 0 a 10).

Caso NF seja maior que 10, será rebaixada para 10. Caso seja detectada fraude, a nota será zero.


MC336 Home

© 2013 João Meidanis