Questionário para Primeira Prova


Módulo 1:

Conceitos:
Questões:
  1. Quais são os elementos que estão dentro da fronteira conceitual de um sistema de consultas ao acervo das bibliotecas de uma universidade.
  2. Um produto de softare é (apenas) um programa de computador (conjunto de instruções)? Justifique.
  3. As principais atividade para o desenvolvimento de software são: desenvolvimento, validação e manutenção. Descreva o que é feito em cada uma destas atividades.
  4. Descreva brevemente os três paradigmas de modelos de processo.
  5. Para que tipo de sistema (tipo de problema) cada uns dos paradigmas é mais recomendado.
  6. Dentro do paradigma evolutivo, discuta em que casos é recomendada a utilização do protótipo descartável ou a utilização do desenvolvimento evolutivo.
  7. Descreva brevemente quais são as atividades do cliclo de vida clássico e o que é feito em cada uma delas.
  8. Faz sentido se fazer um estudo de viabilidade depois do início do processo de desenvolvimento? Justifique.
  9. Para que serve a utilização de modelos de processos (paradigmas de desenvolvimento de software)?
  10. Quais são as vantagens da utilização do paradigma espiral em relação ao ciclo de vida clássico?
  11. Para que serve e quando deve ser utilizado o protótipo descartável?
  12. Qual o motivo da repetição periódica das atividades no paradigma espiral (extração de requisitos, análise de risco, projeto, validação, plano de desenvolvimento, etc)?









Módulo 2:

Conceitos:
Questões:
  1. Qual a diferença entre requisitos funcionais e não funcionais?
  2. Para que serve a Extração de Requisitos?
  3. As etapas do processo de extração de requisitos são: entendimento do domínio, extração e análise de requisitos, especificação e validação. Explique sucintamente o que é (e para que serve) cada etapa.
  4. Processos de extração de requisitos realizados INCORRETAMENTE podem trazer vários problemas para o restante do processo de desenvolvimento de software. Que tipos de problema podem ser encontrados no documento de especificação de requisitos?
  5. Pensando nas dificuldades do processo de extração, responda os itens abaixo:
    1. A falta do conhecimento pode ser um problema tanto por parte do cliente/usuário quanto por parte do desenvolvedor, diferencie estes problemas.
    2. Como problemas de comportamento (como troca de papéis, usuários descontentes por estar fazendo parte deste processo, usuários não se envolvendo no processo, etc), podem ser evitados?
    3. Os problemas de comunicação entre usuários e desenvolvedores são um dos maiores causadores de problemas com a especificação de requisitos (requisitos incompletos, ambíguos ou incorretos). O que o analista/extrator de requisitos deve fazer durante as primeiras etapas do processo de extração de requisitos para minimizar este tipo de problema?
  6. Cite um exemplo de quando (para que tipo de problemas) é recomendada a utilização de cada uma das técnicas de extração.
  7. Quais as vantagens e desvantagens da utilização da Entrevista em relação a utilização do Questionário?
  8. Dados os seguintes procedimentos da técnicas de extração de requisitos: perguntar, observar e inferir, discutir e formular, negociar, estudar e identificar problemas, supor. Qual(is) deste(s) procedimento(s) não são(é) aplicado(s) na técnica de Entrevistas? E no Questionário?
  9. Explique como é feita e quais os principais objetivos de se utilizar a técnica Brainstorming.
  10. A técnica Pieces separa os problemas em 6 categorias. Para que serve este separação (em que ela ajuda os desenvolvedores/analistas de requisitos)?
  11. A técnica JAD é baseada na aproximação entre desenvolvedores e usuários. Como esta aproximação é feita? Quais são os benefícios desta técnica?
  12. Explique sucintamente quem são e o que fazem (durante o processo de extração de requisitos) os seguintes personagens da técnica JAD: líder da sessão, engenheiro de requisitos, executor, usuários, representande de produtos de software e especialista.
  13. A técnica JAD é estruturada em três fases: adaptação, sessão e finalização. No que consiste cada uma destas fases?