Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq
Relatório da Reunião CA-04/06
Brasília, 10 a 11 de abril de 2006
Introdução
O CA-CC reuniu-se no período de 10 a 11de abril de 2006 com o objetivo de julgar 6 recursos relativos a pedidos não contemplados de bolsa de produtividade em pesquisa, 55 processos de auxílio para apoio técnico, 2 pedidos de apoio a pesquisador visitante e diversas bolsas especiais. A demanda de bolsas especiais resultou em 30 pedidos de bolsa para doutorado no exterior, 12 solicitações de bolsa para pós-doutorado no exterior, 10 pedidos de bolsa de pós-doutorado no país e 4 de doutorado sanduíche no exterior.
Bolsas
- Foram negados todos os seis recursos relativos a pedidos de bolsas de pesquisa. Infelizmente a alta demanda qualificada e a persistente lista de prioridade para novos bolsistas não permitiu rever a situação dos pesquisadores que pediram reconsideração. Relembramos que, no processo de avaliação das publicações dos pesquisadores, o CA-CC tem procurado privilegiar a qualidade, valorizando de maneira especial a publicação em periódicos indexados no JCR/ISI, especialmente QUALIS A, e em conferências de qualidade e impacto internacionais, com processo rigoroso de arbitragem. Além disto, outro fator extremamente importante é a acuidade do preenchimento do currículo Lattes, em que as publicações devem ser classificadas corretamente e com todos os detalhes, inclusive ISSN e número de páginas. O pesquisador deve diferenciar artigos aceitos dos já publicados e não deve incluir artigos meramente submetidos. A questão temporal foi também lembrada em alguns recursos que passaram a se referir a dados atualizados, não disponíveis por ocasião das avaliações comparativas realizadas em duas reuniões de 2005.
- O quadro de carência de bolsas é marcante, deixando para fora do sistema pesquisadores de muito bom nível, e agravando o sentimento de injustiça de muitos que querem entrar ou progredir em sua classificação. Há uma lista de 11 pesquisadores de nível 2 que precisam ser classificados em nível 1D. Julgamos essa reclassificação mais importante do que a própria concessão de bolsas novas. A propósito, há uma lista de 20 pesquisadores que precisam ser contemplados com bolsas novas, em nível 2. O CA-CC entende que somente depois de se contemplar essas duas listas pendentes poder-se-á considerar novos pedidos de bolsa. Relembramos que, em dezembro de 2005, foram disponibilizadas 26 (vinte e seis) bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) para o CA 10/2005, para renovação e/ou concessão de novas bolsas. O CNPq não disponibilizou nenhuma bolsa nova, adicional. Destas 26 bolsas, 25 eram de nível 1 e uma de nível 2. A demanda de bolsas PQ foi de 143 pedidos, sendo 25 para renovações e 118 para bolsas novas. Naquela ocasião, foram renovadas 24 bolsas, sendo assim concedidas duas bolsas novas dentre as 118 novas solicitações.
- Foram avaliados quatro pedidos de doutorado sanduíche no exterior (SWE), dos quais três foram recomendados.
- Foram avaliados 13 pedidos de pós-doutorado no exterior (PDE), dos quais 12 foram recomendados.
- Foram avaliados 11 pedidos de pós-doutorado júnior no país (PDJ), dos quais 9 foram recomendados.
- Foram avaliados dois pedidos de pesquisador visitante (PV), um recomendado.
- Foram avaliados 29 pedidos de doutorado no exterior (GDE), dos quais 14 foram recomendados.
- Apoio Técnico
Foram avaliadas 63 solicitações de apoio técnico (edital 057/2005). Destas, foram recomendadas 41 solicitações. Foi estabelecido um teto de aproximadamente R$20.000,00 para cada auxilio concedido.
- Comentários para o CNPq
- Considerando a pequena diferença entre os valores das bolsas PQ e dos "grants" entre os diferentes classes, não vemos razão para o congelamento das quotas nas diferentes classes de nível 1. No caso especial da Ciência da Computação, este congelamento tem dificultado promoções meritórias. Além disso, essa regra tende a perpetuar a baixa percentagem de pesquisadores de nível 1A, 1B e 1C na área, que é de cerca de 19%, portanto muito inferior à de outras áreas.
- O CA-CC recomenda que todas as três bolsas de doutorado sanduíche aprovadas sejam efetivamente implantadas; que pelo menos sete bolsas de pós-doutorado no exterior sejam implementadas, bem como pelo menos três bolsas de doutorado no exterior sejam também implementadas.
Brasília, 11 de abril de 2006
Celso da Cruz Carneiro Ribeiro
Cláudio Leonardo Lucchesi
Henrique Pacca Loureiro Luna
Nelson Delfino d’Ávila Mascarenhas