Projetar para o WWW

Hans Liesenberg
Instituto de Computação
Unicamp
hans@dcc.unicamp.br


IMPORTÂNCIA DE SABER PROJETAR

A construção de um hiper-documento WWW "eficaz" envolve diversas áreas (conteúdo específico, artes gráficas, programação, ...) e possivelmente envolve diversos especialistas no processo de seu desenvolvimento. Para o especialista do conteúdo é importante conhecer, além da mensagem a ser transmitida, o meio, as suas limitações, vantagens e potencialidades, para poder participar da elaboração do planejamento e/ou da execução efetiva do projeto. A fase do planejamento (projeto) é crítica para o sucesso de um hiper-documento; não é preciso, entretanto, dominar todo o ciclo de desenvolvimento para criar projetos de qualidade. A ajuda de pessoal com conhecimento mais técnico, eventualmente, se faz necessária e deve então ser solicitada na fase de implementação do projeto.

O MEIO

Como funciona o WWW?



Especificidades



PROJETO E CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS


Objetivos


Fases


Dificuldades inerentes


Projeto do conteúdo



O processo de construção

  • Com ferramentas mais convencionais

    1. Produza o texto do documento em HTML com seu editor de texto preferido (exemplo: NotePad);

    2. Gere imagens (normalmente de baixa resolução) com um programa de geração e manipulação de imagens (exemplo: PaintShop);

    3. Visualize a sua página em um browser e continue refinando o seu projeto repetindo o ciclo até estar satisfeito com os resultados.

    Observações:

    • A ordem dos passos acima pode variar.

    • É bom ter uma plataforma onde o editor de texto, o programa de geração e manipulação de imagens bem como o browser possam ser executados concorrentemente.


  • Com ferramentas mais específicas

    • editores HTML;

    • "exportadores" HTML (exemplo: FrameMaker):

    • conversores (exemplo: latex2html);

    • construtores de página WYSIWYG (exemplo: Netscape Gold).


O uso de imagens

  • Imagens "inline" - exemplo:
    http://www.authors.com/images.htm

    • como decoração;

    • como ícones que apontam para outros documentos:

    • como "imagemaps" - exemplos:



    • Imagens trazidas sob demanda

      • âncora: fragmento de texto ou "thumbnail"


    • Imagem de fundo

      • Deve ser sutil, possivelmente apoiar subliminarmente a mensagem principal da página e ser contrastante com o texto para facilitar a leitura do último.


    • Imagemaps



    • Interatividade



    • Recomendações

      • utilizar imagens com contrastes grandes para que sejam visíveis em dispositivos monocromáticos;

      • tornar transparente a cor de fundo da imagem para "fundi-la" melhor com a cor de fundo da página onde será apresentada;

      • definir os atributos relativos à dimensão da imagem no tag IMG para permitir que o browser possa prosseguir na formatação do texto, mesmo não tendo recebido a imagem ainda;

      • questão "filosófica": interlacing ou não? Quando a técnica de interlacing é utilizada a imagem toda é apresentada inicialmente como "borrada" para depois torná-la mais nítida conforme os dados sobre a imagem vem chegando para o browser. Os defensores desta técnica dizem que é preciso deixar o usuário final ver algo enquanto espera. Os artistas gráficos mais "puristas" não gostam desta técnica.


    • Compactação de arquivos de imagens

      • através da redução da tabela de cores utilizada para codificar a imagem. Exemplo de um arquivo em formato gif utilizado no texto "Designing for the Web - Getting Started in a New Medium":
            bits/pixel   num.cores   tamanho do arquivo
                8          256            81K
                7          128            68K
                6           64            52K
                5           32            43K
                4           16            33K
                3            8            24K
            
      • Achar um compromisso entre tamanho do arquivo e a qualidade da imagem

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    • Jennifer Niederst & Edie Freedman, Designing for the Web - Getting Started in a New Medium, O'Reilly, 1996.

    • Mary E.S. Morris & Randy J. Hinrichs, Web Page Design, SunSoft Press, 1996.

    • Laura Lemay, Jon M. Duff & James l. Mohler, Graphics and Web Page Design, Sams Publishing, 1996.

    • Dave Raggett, Jenny Lam & Ian Alexander, HTML 3 - Electronic Publishing on the World Wide Web, Addison-Wesley, 1996.

    • Eric Ladd & Jim O'Donnel, Using HTML 3.2, Java 1.1, and CGI, Que, 1996.

    • Derek Rowntree, Preparing Materials for Open, Distance and Flexible Learning, Kogan Page, 1994.




    http://www.dcc.unicamp.br/~hans/projWWW/projeto.htm
    hans@dcc.unicamp.br