MC111 - 1o Semestre de 1998 2o Programa |
Qual é a senha?
Faça um programa que gere aleatoriamente uma senha de quatro dígitos decimais e a seguir solicite que o usuário adivinhe a senha gerada. Para cada tentativa de descobrir a senha o programa deve escrever, para cada dígito fornecido pelo usuário, um dos seguintes caracteres:
Por exemplo, se a senha gerada fosse 4247 e o usuário em sua primeira tentativa tivesse fornecido a primeira linha indicada abaixo, então o programa geraria a segunda.
^ se o dígito em questão tem o mesmo valor na posição equivalente da senha. * se o dígito em questão tem o mesmo valor de um ou mais dos dígitos da senha, mas não na posição correspondente. . se nenhuma das condições acima se aplicam. 1234 .^.*O programa deve repetir o ciclo de aceitar palpites por parte do usuário e dar as "dicas" relevantes sobre os valores de dígitos acertados ou não até que:
- o usuário adivinhe a senha corretamente ou
- o usuário desista e peça ao programa revelar a senha.
Faça um programa com uma interface atraente para o usuário.
Para gerar números aleatórios em Pascal, você precisa incluir o comando randomize no início do programa para indicar tal inteção. Para gerar um valor a tal que 0<=a<x você invoca a função random(x). Segue-se o código de um programa que gera 8 valores entre 0 e 9 para ilustrar o uso de randomize e random.
program chuteOito; uses wincrt; const limite=10; numeroDeChutes=8; var a,i:integer; begin randomize; for i:=1 to numeroDeChutes do begin a:=random(limite); writeln(a) end end.
Data Limite para a Entrega do ProgramaO código do programa desenvolvido e o relatório devem ser entregues em disquete.
- Turmas A, D e F: 19 de maio de 1998
- Turmas E e G: 18 de maio de 1998