MC404A    -    1º Semestre 2008

Prof. Célio Guimarães - IC - sala 40

Atualizado em: 11/04/2008

Atividade 2.2 (opcional): Programa que tira um "retrato de si mesmo"

Escreva e teste um programa que grava na memória EEPROM suas próprias instruções no formato ascii-hexadecimal. V. deve converter as instruções do programa (que estão no espaço de endereçamento de instruções) para ascii-hexadecimal onde cada byte de uma instrução gera dois bytes ascii-hexadecimal. A fim de aumentar a legibilidade ao depurar o programa, V. deve gravar na EEPROM um caracter branco (0x20) após cada dois caracteres hexadecimais. Vocë deve otimizar o seu programa de forma a usar o menor número possível de instruçôes (se o seu programa tiver n instruções na EEPROM serão gravados 6n bytes). Utilize as rotinas de gravação na EEPROM vistas no exercício 4.
Obs: V. precisará escrever uma pequena subrotina para converter um inteiro de 4 bits em um caracter ascii-hexadecimal ('0'...'9', 'A'...'F'), lembrando que na representação ASCII hâ 7 caracteres entre o caracter '9' e o carcter 'A'.

Verifique a correção do programa comparando visualmente o conteúdo final do vetor (selecione View → Memory Window 2 → Data) com o da janela de memória do programa (selecione View → Memory → Program) do simulador (ou com o do arquivo .lst gerado pelo montador o qual, no entanto, mostra os bytes no formato "liitle endian").