next up previous
Next: About this document ...

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃOUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS





MC930: Computação Gráfica

SEGUNDO SEMESTRE DE 2005

TURMA A:
PROF. ALEXANDRE FALCÃO
SALA 12 - PRÉDIO IC01
AFALCAO@IC.UNICAMP.BR

Horários e atendimento:
O atendimento será prestado logo após as aulas teóricas. Se houver necessidade de atendimento em outros horários, entre em contato com o professor via e-mail.

Dia Sala Horário
3$ ^\circ$ CB11 14:00-16:00
5$ ^\circ$ CB11 14:00-16:00
        

Critério de Avaliação

Durante o curso serão passados três projetos, que deverão ser implementados em C. Cada projeto poderá ser executado por um grupo de no máximo dois alunos. Os objetivos são incentivar o aprendizado e a capacidade de trabalho em equipe. Porém, ao final de cada projeto, um aluno de cada grupo será sorteado para explicar o trabalho. A nota do grupo dependerá dos resultados do projeto e do desempenho do aluno sorteado durante a argüição.

A média $ M$ será calculada com base nas notas $ P_i$, $ i=1,2,3$, de cada projeto, como a seguir.

$\displaystyle M = \left \{ \begin{array}{ll}
\frac{P_1 + 2P_2 + 3P_3}{6} & \mbo...
...\min_{i=1,2,3}\{P_i\} & \mbox{no caso contrário.}
\end{array}\right. \nonumber
$

Caso a média $ M$ fique abaixo de 5, o aluno deverá prestar um exame final, incluindo toda a matéria, e sua média final $ MF$ será a média aritmética entre $ M$ e a nota $ E$ do exame. Serão aprovados os alunos com média final $ MF$ maior ou igual a 5. Note que, qualquer tentativa de fraude nos projetos implicará na reprovação imediata dos grupos envolvidos.

Projetos

Os três projetos farão com que o aluno tenha implementado as rotinas principais de um sistema de visualização, envolvendo as seguintes tarefas abaixo.

Datas Importantes

As provas e o exame final serão realizados nas seguintes datas, locais e horários:

Entrega de projeto/Exame Dia
Projeto 1 29/09
Projeto 2 27/10
Projeto 3 29/11
Exame final 13/12

Programa da disciplina
Os principais tópicos que serão apresentados no decorer do semestre são:
  1. Visão geral sobre computação gráfica
  2. Conceitos sobre imagem digital
  3. Desenhando objetos 2D
  4. Objetos 3D e transformações geométricas
  5. Modelo de câmera e projeções
  6. Modelos de iluminação, tonalização e cor
  7. Corte
  8. Visibilidade
  9. Textura
  10. Curvas e superfícies

Referências
As referências a seguir podem ser encontradas nas bibliotecas central e/ou do IMECC. O curso seguirá as duas primeiras referências e as demais fazem parte do material complementar. Veja também as 7 primeiras notas de aula do curso de Introdução ao Processamento de Imagem Digital (MO443) que estão disponíveis em www.ic.unicamp.br/~afalcao.

  1. J. D. Foley, A. van Dam, S. K. Feiner, J. F. Hughes. Computer Graphics, Principles and Practice. Addison-Wesley, 1997.

  2. D. Hearn, M. P. Baker. Computer Graphics, C Version.Prentice Hall, 1997.

  3. R.C. Gonzalez & R. E. Woods. Processamento de Imagens Digitais, Edgard Blücher, 2000.

  4. R. C. Gonzalez & R. E. Woods. Digital Image Processing, Addison-Wesley, 1993.

  5. B. W. Kernigham, D. M. Ritchie. The C Programming Language. Prentice Hall, 1972.




next up previous
Next: About this document ...
Alexandre X. Falcao 2005-08-17