Estratégia das aulas e de avaliação

As aulas serão todas as segundas-feiras das 14h às 18h, incluindo o horário de atendimento ao final das aulas. Essas aulas serão divididas em três partes. A primeira parte é uma aula teórica sobre os tópicos relacionados à disciplina, a segunda parte é uma aula de preparação para a aula prática, e a terceira parte é a aula prática. As aulas práticas envolverão exercícios com e sem o uso do computador. No início do curso, os alunos serão expostos a um conjunto de tópicos modernos relacionados a Tecnologias da Informação e serão divididos em grupos de estudo sobre os tópicos selecionados. Cada grupo deverá apresentar um seminário e um relatório sobre o tópico selecionado ao final do curso.

Os alunos serão avaliados por três tipos de prova. Uma prova teórica $P_1$ com $N_1 \geq 8$ questões valendo até 2,0 pontos por questão. As questões serão apresentadas uma a uma em aulas aleatórias. Sua nota $NP_1$ na prova teórica será dada pela soma das 5 questões com maiores notas. Uma prova prática $P_2$ envolvendo 4 exercícios de 5,0 pontos cada no computador, também realizados um a um em aulas aleatórias e submetidos no sistema Suzy ou algo similar. As notas de 2 dos 4 exercícios com maiores notas serão somadas para gerar a nota $NP_2$ da prova prática. Por fim, o empenho em sala de aula, o seminário, e o relatório do trabalho em grupo serão usados para gerar a nota $NP_3$ da prova $P_3$ do aluno. Instruções sobre o relatório e o seminário serão dadas posteriormente. A média $M$ no curso será dada pela fórmula

$\displaystyle M$ $\textstyle =$ $\displaystyle \frac{5NP_1 + 3NP_2 + 2NP_3}{10}.$ (1)

O aluno estará aprovado se $M \geq 5,0$, em exame se $M \geq 2,5$, e reprovado sem direito a exame se $M < 2,5$. Se o aluno for pego em fraude, sua média $M$ será zero. Para os alunos em exame, a nota final será $NF=\frac{M+E}{2}$, onde $E$ é a nota do exame.

Alexandre Falcao 2019-07-30