Informações e requisitos do Doutorado em Ciência da Computação
Pré-requisitos:
Os candidatos ao Doutorado devem ter concluído ou estar concluindo um curso de graduação plena, preferivelmente em Computação, Engenharia ou Matemática. É desejável que se tenha o título de mestre, porém este não é um pré-requisito.
Cronograma e exigências:
Para obter o grau de Doutor pelo Instituto de Computação, o aluno deverá:
Conseguir, em até 24 meses após o ingresso, a aprovação em disciplinas de pós-graduação do Instituto, excluindo disciplinas de estudo dirigido e seminários, totalizando pelo menos 24 créditos.
Caso o aluno tenha cursado pelo menos 12 créditos em disciplinas regulares de pós-graduação, integralizadas ou não para o curso de Doutorado, ou que tenha concluído um curso de Mestrado que exija cumprimento de créditos em disciplinas, ele poderá ser autorizado pela CPG, por solicitação do aluno e com a concordância do orientador, a solicitar a reconvalidação destes 12 créditos para o doutorado e fazer somente mais 12 créditos em disciplinas eletivas, lembrando que o mesmo deve realizar no mínimo 20 créditos em disciplinas eletivas e os 4 créditos restantes poderá realizar em seminário e redação científica.
Cobrir 3 áreas do Exame de Qualificação Geral (EQG) do Doutorado até o início do terceiro semestre do curso. As áreas do EQG são as seguintes:
1. Teoria da Computação (obrigatória)
2. Sistemas de Computação
3. Sistemas de Informação
4. Sistemas de Programação
A cobertura em uma área do EQG pode ser obtida através de um conceito mínimo exigido para dispensa em uma das disciplinas que dispensam áreas do EQG (há pelo menos duas disciplinas em cada área). Clique aqui para ver as regras para dispensa de EQG.
Alternativametne, pode se cobrir uma área através de exames que ocorrem no início de todo semestre.
Conseguir aprovação em Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE) até o primeiro mês do quinto semestre do curso. Este exame tem a finalidade de avaliar a profundidade do conhecimento do aluno na área específica de seu subseqüente trabalho de tese, o conteúdo de seu projeto de tese e a viabilidade de seu cronograma, assim como orientar o candidato quanto à etapa final de seu curso de doutorado.
Demonstrar capacidade de compreensão de texto técnico em inglês, em exame administrado pelo Instituto;
Completar e entregar a tese de doutorado, até 72 meses após o início do curso (o tempo recomendado é de 48 meses); apresentá-la oralmente perante uma banca de cinco docentes (incluindo o orientador e pelo menos dois membros externos ao Instituto), e obter a aprovação desta.
Para todo aluno ingressante no curso de Doutorado a CPG do Instituto indica automaticamente um docente-tutor, que pode aconselhá-lo sobre escolha de disciplinas e outras dúvidas relativas ao curso.
Até o fim do segundo semestre no curso, o aluno deverá escolher um orientador definitivo: um docente credenciado no Instituto que esteja disposto a supervisionar e orientar sua formação, suas pesquisas durante o curso, e a elaboração da tese.
Os alunos que não acompanharem satisfatoriamente este cronograma perderão direito à bolsa de estudos ou mesmo poderão ser desligados do programa de doutorado, conforme normas estabelecidas pela CPG.