Pós-Doutorado

O Instituto de Computação pode receber pesquisadores com título de doutor obtido no Brasil ou no exterior para desenvolver pesquisa sob a supervisão de um docente. Para isso o pesquisador deve ingressar no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD).

O vínculo ao programa está condicionado à comprovação de financiamento por agências de fomento, universidades, fundações ou outras instituições, de modo a garantir a dedicação em tempo integral às atividades previstas no projeto de pós-doutorado.

Procedimentos para inscrição

As inscrições no PPPD deverão ser feitas pelo e-mail sec-pos@ic.unicamp.br. O candidato deverá anexar todos os documentos relacionados abaixo, devidamente assinados quando solicitado,em arquivo pdf editável e separados.

1. Carta do candidato dirigida ao Diretor do IC manifestando seu interesse de ingresso no Programa de Pós-Doutorado (modelo).

2. Formulário com dados cadastrais do candidato.

3. Carta do docente supervisor, que deve ser docente ou pesquisador da Unicamp, com no mínimo título de doutor, explicitando anuência em supervisionar o pós-doutorando, no projeto de pós-doutorado (modelo).

4. Comprovação do financiamento por agência de fomento ou outra instituição, ou termo de concessão de bolsa da Funcamp em caso de pagamentos via Funcamp.

5. Cópia do RG (ou RNE) e CPF (a CNH pode substituir o CPF, mas não substitui o RG), ou cópia do passaporte, em caso de pesquisador estrangeiro.

6. Comprovação de título de doutor (cópia do diploma em frente e verso, ata de defesa ou outro documento oficial emitido pela instituição de ensino superior). Um pequisador estrangeiro, caso aprovado no programa, deverá consularizar seu diploma antes de vir ao Brasil e apresentá-lo por ocasião de sua chegada. Em caso de diplomas oriundos do exterior, apresentar tradução juramentada ou tradução livre do diploma assinado por um docente do IC, onde deverá conter a seguinte frase: "Esta é uma tradução livre, cujo conteúdo é idêntico à versão em língua xxx.” (Resolução GR-043/2013)

7. Projeto de pós-doutorado, contendo plano de pesquisa e plano de atividades (coorientção e/ou atividades de ensino), a ser desenvolvido pelo proponente.

8. Curriculum Vitae do candidato com no máximo 2 páginas.

Informações importantes

A solicitação será apreciada pelo Instituto de Computação e o candidato será comunicado posteriormente.

A permanência do pesquisador no programa estará limitada ao prazo de financiamento de seu projeto.

Caso o prazo de financiamento do projeto se encerre antes do término do semestre acadêmico em que o pesquisador de pós-doutorado estiver desenvolvendo as atividades previstas em seu projeto, a permanência no programa poderá ser estendida até o final do semestre.

Legislação