Segurança da Informação Hoje e Desafios para Amanhã

Data
Add to Calendin 2017-06-30 00:00:00 2017-06-30 00:00:00 Segurança da Informação Hoje e Desafios para Amanhã Nesta palestra farei  primeiramente um apanhado histórico de como aspectos da segurança da informação passaram de coadjuvantes a protagonistas no cotidiano dos cidadãos e dos provedores de serviços computacionais. Em seguida, discutirei os grandes desafios técnicos da área, também com foco no cidadão e nos provedores da infraestrutura digital, relacionando-os com grandes projetos globais que pretendem atacar esses desafios, em andamento ou gestação, chamadas de projetos internacionais em vista, etc.  Finalmente, me deterei em projetos e iniciativas em andamento no Brasil e em como a comunidade brasileira tem-se mantido em sintonia com a comunidade internacional, e até mesmo liderando algumas iniciativas.   Auditório do IC3 Auditório do IC3 Auditório do IC3 America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Auditório do IC3
Palestrante
Prof. Ricardo Dahab
Descrição

Nesta palestra farei  primeiramente um apanhado histórico de como aspectos da segurança da informação passaram de coadjuvantes a protagonistas no cotidiano dos cidadãos e dos provedores de serviços computacionais. Em seguida, discutirei os grandes desafios técnicos da área, também com foco no cidadão e nos provedores da infraestrutura digital, relacionando-os com grandes projetos globais que pretendem atacar esses desafios, em andamento ou gestação, chamadas de projetos internacionais em vista, etc.  Finalmente, me deterei em projetos e iniciativas em andamento no Brasil e em como a comunidade brasileira tem-se mantido em sintonia com a comunidade internacional, e até mesmo liderando algumas iniciativas.  

Sobre o Palestrante

Ricardo Dahab é professor livre-docente do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Tem mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP e doutorado em Combinatória e Otimização pela Universidade de Waterloo, Canadá.  Seus interesses em docência e pesquisa estão nas áreas de Algoritmos e Protocolos Criptográficos e Segurança da Informação. Suas contribuições mais importantes são algoritmos eficientes para criptografia de curvas elípticas, alguns dos quais se tornaram padrões da indústria. Também participou de vários projetos de sucesso em parceria com a indústria e governo, como o que criou o módulo de segurança em hardware (HSM) que equipa a autoridade certificadora raiz da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Junto com as comunidades de Criptografia e Segurança Computacional vem trabalhando ativamente na consolidação dessas áreas no Brasil e na América Latina, participando da Comissão Especial de Segurança da SBC, da organização de eventos como o SBSeg, a Escola Avançada de Criptografia (ASCrypt) e a Conferência Latincrypt. Trabalhou na criação da Maratona de Programação da SBC no Brasil, em 1996, hoje Regional Brasileira do ACM International Collegiate Programming Contests. É diretor dessas competições para a América Latina. É pesquisador do CNPq e foi agraciado com o prêmio  Zeferino Vaz de Excelência Acadêmica da UNICAMP em 2011, e com o prêmio Inventores da UNICAMP em 2013 e 2017.

Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/