Boas Práticas de Pesquisa

Data
Add to Calendin 2017-08-25 00:00:00 2017-08-25 00:00:00 Boas Práticas de Pesquisa O termo "boas práticas de pesquisa" envolve um conjunto de princípios gerais e orientações para pesquisadores em todos os estágios da carreira, visando garantir a integridade e o rigor científicos. Em todo o mundo, centenas de universidades, centros de pesquisa, órgãos de fomento à pesquisa e editoras de periódicos estão divulgando tais práticas. Em muitos casos, a divulgação é acompanhada por mecanismos que permitem verificar o cumprimento das orientações. Os itens mais frequentes incluem a ética e a integridade na pesquisa, o compartilhamento dos dados e dos resultados de forma a assegurar a reprodutibilidade, a conduta na orientação de alunos e na colaboração científica, e aspectos associados a publicação de artigos. O workshop irá discutir alguns desses itens, incluindo o que vem sendo praticado e disseminado há anos pela FAPESP, e as iniciativas da UNICAMP. As apresentações serão seguidas por um painel, em que os palestrantes debaterão com o público. Para mais detalhes, ver o link http://escience.org.br/ Assista o vídeo na íntegra: Auditório do IC3 Auditório do IC3 Auditório do IC3 America/Sao_Paulo public
Horário
14:00
Local
Auditório do IC3
Palestrante
Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP
Prof. Dr. Munir Salomão Skaf, pró-reitor de pesquisa da Unicamp
Dra. Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor
Descrição

O termo "boas práticas de pesquisa" envolve um conjunto de princípios gerais e orientações para pesquisadores em todos os estágios da carreira, visando garantir a integridade e o rigor científicos. Em todo o mundo, centenas de universidades, centros de pesquisa, órgãos de fomento à pesquisa e editoras de periódicos estão divulgando tais práticas. Em muitos casos, a divulgação é acompanhada por mecanismos que permitem verificar o cumprimento das orientações. Os itens mais frequentes incluem a ética e a integridade na pesquisa, o compartilhamento dos dados e dos resultados de forma a assegurar a reprodutibilidade, a conduta na orientação de alunos e na colaboração científica, e aspectos associados a publicação de artigos.

O workshop irá discutir alguns desses itens, incluindo o que vem sendo praticado e disseminado há anos pela FAPESP, e as iniciativas da UNICAMP. As apresentações serão seguidas por um painel, em que os palestrantes debaterão com o público.

Para mais detalhes, ver o link http://escience.org.br/


Assista o vídeo na íntegra: