Solicitação de Auxílio para Participação em Evento Científico

Apoio Financeiro - Alunos em Eventos (PROEX)

A CPG pode fornecer auxílio para a participação de alunos em eventos científicos no Brasil ou no exterior, com apresentação de artigo. Recomendamos que os pedidos sejam encaminhados o mais cedo possível, pois existem prazos administrativos a serem cumpridos em cada uma das fases.

O auxílio fornecido tem caráter complementar. Espera-se que o interessado busque recursos em outras fontes de fomento. O Programa não financiará participação de evento apenas com pôsteres ou resumos.

A CPG tem procurado fornecer auxílio para todas as participações em eventos qualificados (com Qualis). Cabe ao aluno e orientador, em caso de evento não qualificado no passado, levantar e descrever as características que levariam o evento a ser classificado no Qualis.

Trabalhos publicados e sua divulgação, sob qualquer forma de comunicação ou por qualquer veículo e quando vinculados às atividades apoiadas pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, no idioma da divulgação, fazer menção expressa ao fato de o trabalho ter recebido apoio material e/ou financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - Brasil.

O que pode ser pago/reembolsado?

I - taxa de inscrição

II - passagem aérea ou terrestre

III - auxílio diário, previsto em norma específica da Capes;.

Como solicitar e quando?

De preferência até 7 dias após o aceite, sendo que, quanto mais perto da data do evento, menor é a chance de que o processo seja possível. Deve ser feito através do formulário:

- Se você solicitar passagem aérea,  indicar rota, dia e horário de ida e volta, e estimativa de preço sabendo que:

- caso o pedido de auxílio seja aprovado, para a prestação de contas, deverá haver coerência entre as informações indicadas na solicitação à CPG, na cotação e compra, e nos comprovantes de embarque.

- a compra deverá ser realizada pela Secretaria de Pós-Graduação.

- taxas e valores associados a alteração de voo correrão às custas do interessado e, em caso de cancelamento ou desistência, o valor integral da compra deverá ser devolvido à CPG.

Quando receber os valores aprovados?

I - taxa de inscrição: Reembolso mediante apresentação de documento que comprove o pagamento da inscrição.

II - passagem aérea ou terrestre:

Aérea: A Secretaria de Pós-Graduação realizará a compra.

Terrestre: Reembolso quando do retorno do evento mediante apresentação de comprovante (esta despesa refere-se ao transporte usado para ir até o local/cidade do evento e não para gastos com locomoção no local do evento, que estão incluídos no item III)

III - auxílio diário: 05 dias antes do evento com posterior apresentação de certificado de participação ou através de reembolso quando do retorno do evento mediante apresentação de certificado de participação.

Quando prestar contas?

Para todos os auxílios aprovados: em até 10 dias após o retorno mediante apresentação de todos os comprovantes.

Como prestar contas:

I - Taxa de inscrição:

- Comprovante do pagamento da inscrição; O aluno deverá solicitar um recibo referente ao pagamento da inscrição no nome de:

Guilherme Pimentel Telles - CAPES/PROEX - 1649/2017

Não apresentar este comprovante implicará a devolução do valor integral à CPG.

- Certificado de participação no evento.

II - Passagem aérea ou terrestre

- Pesquisa de preço para passagem aérea (3 cotações no mínimo) – Será realizada pela Secretaria de Pós-Graduação

- Passagem (documento da compra) - Será realizada pela Secretaria de Pós-Graduação.

- Cartão de embarque/canhotos da viagem

- Certificado de Participação

Alterações realizadas pela companhia aérea ou pelo passageiro devem ser esclarecidas na apresentação dos comprovantes.

-III - Auxílio diário

- Certificado de Participação

Importante: Não apresentar os comprovantes da forma e no tempo requeridos podem implicar o não pagamento do que foi aprovado ou a devolução do gasto já executado (valor já pago ao aluno).

Observações importantes que devem ser consideradas:

- Em hipótese alguma serão aceitos comprovantes em nomes de terceiros.

- Orientador e aluno são corresponsáveis pela comprovação das despesas para as quais foi aprovado o reembolso.

- A despesas (em especial passagem aérea) não podem ser adquiridas de forma parcelada.

- Não são aceitos como comprovantes os canhotos gerados pelo uso de cartões de débito e crédito.

- A precisão das informações é de responsabilidade do solicitante.

- Para viagens internacionais, a Unicamp determina que todos os alunos devem estar cobertos por seguro viagem que pode ser realizado pela própria Unicamp.

Seguro Viagem

Orientações:

Para solicitar o seguro Unicamp você precisa preencher o formulário no link abaixo.

Use os dados abaixo para preencher as informações solicitadas.

- Unidade/Órgão: Instituto de Computação
- Telefone: 19 3521-5842
- Email do Responsável pela contratação: sec-pos@ic.unicamp.br
- Recurso: Orçamentário
- Identificação: CO 034

• Após preencher e gerar o PDF, por gentileza, assine e entregue na Secretaria de Pós-Graduação.
  • O seguro Unicamp cobre os dias do evento e um ou dois dias antes e um ou dois dias depois dependendo da data de embarque, não ultrapassando 90 dias.
  • Caso você deseje passar mais tempo que isto, deverá ter um seguro particular para os dias que o seguro Unicamp não cobrir.

Segue abaixo uma opção de cotação:
Assist Card
(11) 3146-8700 Ramal: 55193
Falar com Thayná
e-mail thayna.medeiros@assist-card.com

* Para maiores informações poderá ser consultado o link http://www.dga.unicamp.br/dga/servicos/seguro-acidentes-pessoais-viagens-internacionais (acesse as abas "Orientações" e "Legislações").