Arquitetura de Referência: Um tipo especial de arquitetura de software

06/11/20152015-11-05 22:00:00 2015-11-05 22:00:00 Arquitetura de Referência: Um tipo especial de arquitetura de software Arquiteturas de referência referem-se a um tipo especial de arquitetura de software que captura a essência das arquiteturas de uma coleção de sistemas de um dado domínio. O propósito de uma arquitetura de referência é principalmente prover suporte para o desenvolvimento, padronização e evolução das arquiteturas de sistemas de software. Projetadas para vários domínios e propósitos, essas arquiteturas têm impactado importantes aspectos do desenvolvimento de sistemas de software, tais como a produtividade e a qualidade desses sistemas. Nesse palestra, serão discutidas as diferentes definições dadas à arquitetura de referência, bem como a diferença entre arquitetura de referência, modelo de referência e arquitetura de linha de produto de software. Além disso, será apresentado um modelo que descreve o conjunto de elementos que poderiam estar presentes em arquiteturas de referência. Buscando a sistematização da construção dessas arquiteturas, será apresentado um processo para o estabelecimento, representação e avaliação de arquiteturas de referência. Por fim, perspectivas de aplicação dessas arquiteturas serão apresentadas. IC 3,5 - Sala 351 IC 3,5 - Sala 351 IC 3,5 - Sala 351 America/Sao_Paulo public
IC 3,5 - Sala 351
Prof. Elisa Yumi Nakagawa (ICMC/USP)
Descrição

Sobre o Palestrante

Elisa Yumi Nakagawa é professora associada do Instituto de  Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo  (ICMC/USP). É bacharel em Ciências de Computação pela USP, possui os  títulos de mestre e doutor em Ciências de Computação e Matemática  Computacional também pela USP e pós-doutorados pela Fraunhofer IESE,  Alemanha, e pela Université de Bretagne Sud, França. Coordena projetos  de pesquisa nacionais e internacionais e orienta alunos de mestrado,  doutorado e pós-doutorado do ICMC/USP e de instituições no exterior. É  membro de comitês de programa de diversas conferências e workshops e  revisora de revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na  área de Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes  temas: arquitetura de software, arquitetura de referência,  sistemas-de-sistemas, linha de produto de software, teste de software  e software livre.

Responsável: Profa. Ariadne M. B. R. Carvalho
Email: ariadne@ic.unicamp.br