Defesa de Mestrado de Thaís Harumi Ussami

Testes incrementais em um desenvolvimento guiado por testes baseados em modelo
Thaís Harumi Ussami
Auditório do IC 2 - Sala 85
Eliane Martins (IC/UNICAMP)

Titulares:
Eliane Martins (IC/UNICAMP)
Marcos Lordello Chaim EACH/USP)
Cecilia Mary Fischer Rubira (IC/UNICAMP)
Suplentes:
Luiz Eduardo Buzato (IC/UNICAMP)
Regina Lucia de Oliveira Moraes (FT/UNICAMP)

O desenvolvimento de sistemas pode ser realizado seguindo diversos modelos de processo. Os métodos ágeis propõem realizar implementações iterativas e incrementais e testes antecipados, buscando uma validação antecipada do sistema. Algumas técnicas ágeis adicionam a característica de um desenvolvimento de sistema baseado em testes, como as técnicas de Desenvolvimento Baseado em Teste (do inglês Test Driven Development (TDD)) e Desenvolvimento Baseado em Comportamento (do inglês Behaviour Driven Development (BDD)). Recentemente algumas técnicas propõem a união de técnicas ágeis de desenvolvimento baseado em testes com técnicas consolidadas da área de testes, com o objetivo principal de auxiliar na etapa de criação de testes, que serão utilizados para guiar o desenvolvimento do sistema. Um exemplo é a técnica de Desenvolvimento Guiado por Testes Baseados em Modelo (do inglês Model Based Testing Driven Development (MBTDD)) que une os conceitos de Testes Baseados em Modelo (do inglês Model Based Testing (MBT)) e Desenvolvimento Baseado em Teste (TDD). Portanto em MBTDD, testes são derivados de modelos que representam os comportamentos esperados do sistema; e baseado nesses testes, o desenvolvimento iterativo e incremental ocorre. Entretanto quando lidamos com processos iterativos e incrementais, surgem problemas decorrente da evolução do sistema, como por exemplo: como reutilizar os artefatos de testes, e como selecionar os testes relevantes para a codificação da nova versão do sistema. Nesse contexto, este trabalho explora um processo no qual o desenvolvimento ágil de sistema é guiado por testes baseados em modelos, com o enfoque no auxílio do reúso dos artefatos de testes e no processo de identificação de testes relevantes para o desenvolvimento. Para tanto, características do processo de MBTDD são unidas com características de uma técnica que busca o reúso de artefatos de testes baseado em princípios de testes de regressão, denominada Testes de Regressão Baseados em Modelo Delta (do inglês Delta Oriented Model Based Regression Testing). Como prova de conceito, a solução proposta foi aplicada em exemplos existentes e comparada com a abordagem no qual nenhum caso de teste é reutilizado.