Defesa de Mestrado de Alonso Ali Gonçalves

Título do Trabalho
Sobre circuitos, cordas e kernels em digrafos
Candidato(a)
Alonso Ali Gonçalves
Nível
Mestrado
Data
Add to Calender 2019-09-17 00:00:00 2019-09-17 00:00:00 Defesa de Mestrado de Alonso Ali Gonçalves Sobre circuitos, cordas e kernels em digrafos Sala 85 do IC 2 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
10:00
Local
Sala 85 do IC 2
Orientador(a)
Orlando Lee
Banca Examinadora

 

* Titulares

Unidade/Instituição

Orlando Lee

IC/UNICAMP

Maycon Sambinelli

IME/USP

Christiane Neme Campos

IC/UNICAMP

 

* Suplentes

Unidade/Instituição

Rafael Crivellari Saliba Schouery 

IC/UNICAMP

Cristiane Maria Sato 

CMCC/UFABC

 

Resumo

Um kernel é um subconjunto de vértices independentes e absorventes em um digrafo. O conceito de kernel foi introduzido por von Neumann e Morgenstern no contexto de teoria de jogos com o intuito de modelar interações econômicas e sociais. O conceito rapidamente ganhou notoriedade no campo de teoria de grafos por conta de sua relação com a Conjectura de Grafos Perfeitos (agora Teorema Forte dos Grafos Perfeitos) e sua aplicabilidade para encontrar estratégias ganhadoras em jogos.

Nesta dissertação, damos continuidade ao estudo de condições suficientes para a existência de kernels e k-kernels em digrafos cujos circuitos possuem cordas. Apresentaremos os principais resultados da área, assim como novas perguntas e resultados obtidos ao longo da pesquisa do mestrado.