Defesa de Mestrado de Silvana Trindade

Título do Trabalho
Resource Allocation in Space-Division Multiplexing-Based Elastic Optical Networks
Candidato(a)
Silvana Trindade
Nível
Mestrado
Data
Add to Calender 2019-04-03 00:00:00 2019-04-03 00:00:00 Defesa de Mestrado de Silvana Trindade Resource Allocation in Space-Division Multiplexing-Based Elastic Optical Networks Auditório IC 3 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
10:30
Local
Auditório IC 3
Orientador(a)
Nelson Luis Saldanha da Fonseca
Banca Examinadora

* Titulares

Unidade/Instituição

Nelson Luis Saldanha da Fonseca

IC/UNICAMP

Juliana de Santi

DAINF/UTFPR

Edmundo Roberto Mauro Madeira

IC/UNICAMP

 

* Suplentes

Unidade/Instituição

Flávio Keidi Miyazawa

IC/UNICAMP

Gustavo Bittencourt Figueiredo

UFBA

Resumo

Tecnologias de redes ópticas baseadas em fibras mono-núcleo e mono-modo têm um limite de capacidade e não conseguem oferecer recursos com o constante aumento de demanda por largura de banda. Um forma de resolver o problema se dá através do uso de multiplexação por divisão espacial (SDM - Space-Division Multiplexing). A transmissão de dados em SDM acontece através de múltiplos núcleos agrupados em um único filamento de fibra, ou utilizando múltiplos modos transversais suportados por um núcleo. A combinação da flexibilidade de redes ópticas elásticas (EON - Elastic Optical Networks) e a alta capacidade do SDM é bastante promissora.

No nível da rede, quando uma nova demanda de tráfego chega, para ser estabelecida é necessário fazer a reserva de recursos da rede. Uma abordagem para a acomodação de demanda de tráfego sobre redes ópticas é chamado de problema do roteamento, alocação de núcleo e slots (RCSA - Routing, Core and Spectrum Allocation), onde um caminho de luz fim-a-fim é destinado para cada requisição. Neste cenário, durante a alocação de recursos algumas restrições devem ser respeitadas, tais como a contiguidade e continuidade dos slots, e \textit{crosstalk} espacial. Estas restrições geram uma complexidade maior para a acomodação de requisições.

A virtualização da rede é outra possível solução, capaz de aumentar a eficiência das redes ópticas, permitindo que redes virtuais compartilhem dos recursos físicos da rede, simplificando o gerenciamento de recursos na camada óptica, oferecendo flexibilidade na alocação de recursos e oferecendo segurança dos serviços. Um dos principais desafios da virtualização da rede é configurar de forma eficiente as redes virtuais, que consiste na alocação de recursos físicos para acomodá-las.

Nesta tese foi investigado o problema da alocação de recursos no domínio físico--problema do RCSA--e virtual--configuração de redes virtuais--, em redes SDM-EON.

Para tais problemas, foi proposto um conjunto de algoritmos que melhoram a eficiência energética, a qualidade de serviço e o custo operacional da rede.