Defesa de Mestrado de Luan Cardoso dos Sant

Título do Trabalho
Implementação em software de cifradores autenticados para processadores ARM
Candidato(a)
Luan Cardoso dos Santos
Nível
Mestrado
Data
Add to Calender 2018-06-12 00:00:00 2018-06-12 00:00:00 Defesa de Mestrado de Luan Cardoso dos Sant Implementação em software de cifradores autenticados para processadores ARM Auditório do IC 2 - Sala 85 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
10h00
Local
Auditório do IC 2 - Sala 85
Orientador(a)
Julio César López Hernández
Banca Examinadora

Titulares  - Professores Doutores

Unidade/Instituição

Julio Cesar López Hernández

IC/UNICAMP

Marcos Antonio Simplicio Junior

USP/LARC

Diego de Freitas Aranha

IC/UNICAMP

Suplentes  - Professores Doutores

Unidade/Instituição

Paulo Lício de Geus

IC/UNICAMP

Marco Aurélio Amaral Henriques

FEEC/UNICAMP

 

 

Resumo

Algoritmos de cifração autenticada são ferramentas usadas para proteger dados, de forma a garantir ambos sigilo e autenticidade.

Implementações criptográficas não possuem apenas exatidão e eficiência como seus principais objetivos: Sistemas computacionais podem vazar informação sobre seu comportamento interno, de forma que uma má implementação pode comprometer a segurança de um bom algoritmo. Dessa forma, esta dissertação tem o objetivo de estudar as formas de corretamente implementar algoritmos criptográficos e os métodos para optimizá-los sem que percam suas características de segurança. Um aspecto importante a ser levado em consideração quando implementando algoritmos é a arquitetura alvo. Nessa dissertação focamos na família de processadores ARM. ARM é uma das arquiteturas mais utilizadas no mundo, com mais de 100 bilhões de chips instalados no mundo.

Esta dissertação foca em estudar e implementar duas famílias de cifradores autenticados, participantes do CAESAR: NORX e Ascon, especificamente para processadores ARM Cortex-A de 32 e 64 bits. Descrevemos uma técnica de optimização orientada a pipeline para NORX que possui performance melhor que o atual estado da arte, e discutimos técnicas utilizadas em uma implementação vetorial do NORX. Também analisamos as características de uma implementação vetorial do Ascon, assim como uma implementação vetorial de múltiplas mensagens.