Processo Seletivo EN

As inscrições para o Mestrado e Doutorado do IC são abertas em maio de cada ano, para ingresso no segundo semestre, e em outubro de cada ano, para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte.

O processo de seleção consiste em uma avaliação de cada candidato por vários docentes do IC, onde são considerados: a formação do candidato, o histórico escolar, as cartas de recomendação, o POSCOMP e demais dados constantes na documentação enviada.

 

Calendário para Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016

 

Período de inscrição a definir
Data de divulgação dos resultados a definir
Período de matrícula regular  13 à 15/07/2016 
Período suplementar de matrícula 01/08/2016
Início das aulas 01/08/2016

 

Divulgação dos Resultados

Clique aqui para ver a lista de aprovados.

 

Exame POSCOMP

Um dos critérios usados na escolha dos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado é o Exame Nacional de Admissão na Pós-graduação, PoscompRecomendamos fortemente que os candidatos apresentem o rexultado do exame Poscomp e indiquem o ano da realização do exame e seu número de inscrição. Sua avaliação será prejudicada sem os resultados do POSCOMP. Nota: fora do Brasil o Poscomp é oferecido atualmente no Peru e na Colômbia.

 

POSCOMP 2015: Inscrições Encerradas! 

Procedimentos / documentos necessários:

 

  Candidatos ao Mestrado Candidatos ao Doutorado
Preencher a ficha cadastral  Sim Sim
Histórico escolar da graduação Sim Sim
Histórico escolar do mestrado Não Sim
Carta de apresentação à CPG com suas realizações (1 página) Sim Sim
Projeto de pesquisa resumido Sim Sim
Curriculum vitae (experiências profissionais e acadêmicas) Sim Sim
Cartas de recomendação (obrigatoriamente de recomendantes diferentes) 3 cartas  5 cartas
  •  

Clique aqui para fazer sua inscrição para o período de 1s2016

 

Bolsas de Estudo

O programa dispõe de várias bolsas de estudos do CNPq e da CAPES e seus docentes têm obtido bolsas de estudo através de projetos FAPESP (agência de fomento à pesquisa do Estado de São Paulo) ou de projetos de pesquisa individuais ou com empresas. As bolsas da FAPESP (e da maioria dos projetos) têm valores superiores que as bolsas do CNPq e da CAPES.

Os candidatos em condições de solicitar bolsas junto ao programa PICDT da CAPES, à FAPESP, ou a outros programas/agências são encorajados a fazê-lo.

Informações sobre Bolsa PEC-PG (somente para alunos estrangeiros pleiteando bolsas nas embaixadas brasileiras em seus países de origem).