Disciplinas que Requerem Autorização da Secretaria de Graduação

Importante: todos os formulários são autoexplicativos.

Disciplinas de Estágio Supervisionado:

Ementa: Trabalho prático que seja válido de acordo com normas internas definidas pelo Instituto de Computação.

MC018: Estágio Supervisionado (baixar formulário)

MC019: Estágio Supervisionado em Ciência da Computação (baixar formulário)

MC020: Estágio Supervisionado em Ciência da Computação II (baixar formulário)

Normas Internas para Realização de Estágio

Modelo de Declaração de Estágio

Importante:
  1. A partir do Catálogo 2014 as disciplinas MC019 e MC020 passaram a ter 12 créditos (assim como MC018).
  2. A disciplina MC019 está contida em MC018. Se o aluno cursar inicialmente MC018 não conseguirá matricular-se futuramente em MC019.
  3. Para as disciplinas de Estágio Supervisionado de 12 créditos são necessárias pelo menos 180 horas de estágio.
Disciplinas de Projeto Final de Graduação (PFG):

MC030: Projeto Final de Graduação (baixar formulário)

Ementa: Projeto teórico ou prático orientado por um ou mais docentes do Instituto de Computação, acompanhado por monografia redigida pelo aluno.

Disciplinas de Estudo Dirigido:

MC032 / MC033: Estudo Dirigido (baixar formulário)

Ementa: Projeto teórico ou prático orientados por um ou mais docentes do Instituto de Computação.

Disciplinas de Estágio de Iniciação Científica:

MC040 / MC041: Estágio de Iniciação Científica (baixar formulário)

Ementa: Projeto de Iniciação Científica na área de Computação, supervisionado ou orientado por um docente do Instituto de Computação.

Para as disciplinas MC030 (Projeto Final de Graduação), MC032/MC033 (Estudo Dirigido) e MC040/MC041 (Estágio de Iniciação Científica), a Secretaria de Graduação efetuará, no período de Adequação de Matrícula, a realocação de cada aluno para a turma correspondente de seu orientador, que será definida no período em questão.