INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

 

Extensão

Especialização em Engenharia de Software

Especialização em Redes de Computadores

Informações Gerais

Objetivos
A demanda por profissionais na área de TecnoIogia da Informação cresce a taxas altas há vários anos, o que tem levado profissionais de outras áreas a ocuparem posições em TI sem um preparo adequado. Há mais de 10 anos o Instituto de Computação da UNICAMP (IC-UNICAMP) tem procurado suprir essa demanda por formação específica oferecendo cursos de extensão, e mais notadamente de especialização na modalidade Extensão Universitária, em diversas subáreas de TI como Engenharia de Software, Redes de Computadores, Orientação a Objetos, Gestão Estratégica em Sistemas de Informação, Geoprocessamento, entre outros.
 
O Instituto de Computação
O Instituto de Computação é responsável pelos cursos de Engenharia de Computação e Bacharelado em Ciência da Computação (primeiro no país), no nível de graduação, pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência de Computação no nível de pós-graduação. O IC dispõe de salas de aulas com capacidade para 65 pessoas, recursos audiovisuais e laboratórios de informática à disposição dos alunos dos seus cursos de extensão. Cursos de especialização ativos: São dois os cursos que estão ativos neste momento: Engenharia de Software e Redes de Computadores.
 
Descrição
Os Cursos de Especialização em Engenharia de Software e em Redes de Computadores têm duração de 11 meses, com aulas de janeiro a dezembro de cada ano. As aulas presenciais acontecem aos sábados e em alguns feriados, das 8h às 12:30h e das 13:30h às 18h, no Instituto de Computação da Unicamp.
O Curso de Especialização em Engenharia de Software (http://www.ic.unicamp.br/ees) tem o objetivo de capacitar profissionais atuantes na área de informática, e que já tenham ou não formação específica nessa área, a desenvolver, validar e gerenciar projetos de software com qualidade. O programa do curso é composto por 13 disciplinas com um total de 360 horas, sendo 340 horas presenciais e 20 horas à distância. As 20 horas de aulas à distância acontecem às quartas-feiras, das 19 às 23h.
O Curso de Especialização em Redes de Computadores (http://www.ic.unicamp.br/eredes) visa prover um embasamento teórico sólido que permita ao aluno assimilar com maior confiança os rápidos avanços tecnológicos a que está sujeita a área de redes de computadores. Conta com um leque modernizado de disciplinas, com maior ênfase nas áreas de redes sem fio, administração e segurança de redes de computadores, além de conteúdo em programação para a WWW.  O programa do curso é composto por 13 disciplinas, várias delas com forte teor prático, dadas em laboratório, perfazendo um total de 368 horas.
 
Docentes
Os professores responsáveis pelas disciplinas dos cursos de especialização são mestres e doutores, docentes do IC da Unicamp, responsáveis também por disciplinas correlatas nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Um número reduzido de disciplinas está a cargo de professores que atuam no mercado, com competência reconhecida nas disciplinas das quais são responsáveis.
 
Material didático
O material distribuído aos alunos é composto por apostilas ou livros preparados pelos docentes dos cursos ou por autores de renome.
 
Condições para conclusão dos cursos
- Será aprovado o aluno que obtiver nota ou média mínima de 7 (numa escala de 0 a 10) em cada disciplina e tiver freqüência igual ou superior a 85% em cada disciplina.
- Para obtenção do certificado de Especialização é necessário que sejam cumpridas todas as disciplinas. Não serão aprovados pedidos de equivalências de disciplinas concluídas em outros cursos.
- Serão emitidos atestados de aprovação para disciplinas cursadas isoladamente. Se solicitado, os 13 atestados das disciplinas isoladas poderão ser trocados pelo Certificado de Especialização.
- A integralização do curso de especialização dá-se em num mínimo 11 e máximo de 24 meses.
 
Período de Inscrição
As inscrições nos cursos de especialização ocorrem apenas uma vez ao ano no período de novembro a dezembro. As inscrições com documentação completa são usadas no processo de seleção.
Os interessados podem se inscrever no curso (todas as disciplinas) ou em disciplinas isoladas, porém terão preferência os alunos que se inscreverem no curso todo. Matrículas isoladas poderão ser efetuadas somente se sobrarem vagas e também estarão sujeitas à avaliação de Curriculum Vitae e Histórico Escolar.
 
Pré-Requisitos
O único requisito exigido para a matrícula é o diploma de curso superior. Entretanto, o critério de seleção de alunos leva em consideração a formação e/ou atuação na área de informática.  Apesar das disciplinas não terem pré-requisitos formais, a grade curricular é composta de forma a garantir o oferecimento das disciplinas em uma ordem lógica de evolução dos seus conteúdos. Por essa razão, matrículas em disciplinas avulsas serão aprovadas somente após análise da formação e experiência do candidato.
 
Bolsas de Estudo
Para cada 20 alunos matriculados, será oferecida uma bolsa de estudo. É usual atribuir bolsas parciais de forma a atender maior número de pessoas. A cota de bolsas será atribuída, a partir de abril, aos alunos selecionados entre os solicitantes.
A seleção dos bolsistas é realizada considerando:
- O desempenho do aluno nas duas primeiras disciplinas cursadas;
- A necessidade financeira, constatada através da documentação apresentada pelo aluno.
É importante observar que não há cota de bolsas para alunos inscritos em disciplinas isoladas.
 
Outras informações
SECRETARIA DE EXTENSÃO do Instituto de Computação da UNICAMP 
Avenida Albert Einstein, nº 1251 - Campus Barão Geraldo 
CEP 13083-852 Campinas - SP 
Segunda a sexta-feira: 9h às 12h e 14h às 17h 
Sábado: 8h às 12h
Tel. (19) 3521 5883
Instituto de Computação :: Universidade Estadual de Campinas :: Av. Albert Einstein, 1251 - Cidade Universitária, Campinas/SP - Brasil, CEP 13083-852 • Fone: [19] 3521-5838