Procedimentos e Formulários para Defesa de Mestrado e Doutorado

O processo de defesa de Mestrado e Doutorado é o ápice da trajetória do aluno no curso. Todos os documentos devem ser conferidos cuidadosamente pelo aluno e orientador. Os prazos devem ser cumpridos para que tudo ocorra normalmente até a homologação da defesa.

Prazos:

  Prazo mínimo de solicitação Deve solicitar religamento?
Mestrado Aluno ativo 35 dias Não
Aluno desligado 45 dias  Sim - procedimento
Doutorado Aluno ativo 45 dias Não
Aluno desligado 55 dias  Sim - procedimento


* Não considerar o período de recesso de final de ano para a contagem do prazo de entrega de documentos na secretaria de Pós.

 

Procedimentos necessários:

1.    Solicitar verificação da situação acadêmica (Responsável: Aluno.)

Enviar e-mail para sec-pos@ic.unicamp.br  informando o seu nome completo (sem abreviações), RA, e o curso, solicitando a verificação de sua situação acadêmica para checagem dos requisitos obrigatórios, de acordo com o regulamento da Pós-Graduação. 

Adicionalmente alunos de doutorado devem preencher o Formulário de Publicação, imprimir e entregar na Secretaria de Pós-Graduação.

 

2.   Definição da Banca (Responsável: Orientador.)

Banca de Mestrado:

 

Orientador(a) ou Coorientador(a) - Presidente;

1 membro titular interno à Unidade;

1 membro titular externo ao Programa e à Unidade;

1 membro suplente interno à Unidade e;

1 membro suplente externo ao Programa e à Unidade.

Banca de Doutorado:

 

Orientador(a) ou Coorientador(a) - Presidente;

2 membros titulares internos à UNICAMP;

2 membros titulares externos ao Programa e à UNICAMP;

2 membros suplentes internos à UNICAMP e;

1 membro suplente externo ao Programa e à UNICAMP.

Observações sobre a composição da banca:

2.1. Pós-Doutorandos do IC e professores/pesquisadores credenciados no Programa de Pós-Graduação do IC são considerados membros internos,
2.2. Se houver coorientador, ele só poderá participar da banca na ausência do orientador e a presidirá.
2.3. Para mais informações sobre a composição da banca, consultar o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação

 

3.    Agendar a data e hora da defesa com todos os membros da banca. (Responsável: Orientador.)

       Entrar em contato com os membros da banca e definir data e hora para a defesa. 
 

4.    Preencher os documentos para a defesa respeitando os prazos. (Responsáveis: Aluno e Orientador.)

4.1. Preencher o formulário abaixo que contém informações necessárias para gerar os documentos associados à defesa.

       Mestrado

       Doutorado

4.2. Preencher Formulário eletrônico no SIGA - Siga - Sistema de Gestão Acadêmica >  Identificação do Usuário > Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses
Em caso de dúvidas, consultar Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses 
O aluno precisa Salvar e Validar para que o sistema prossiga com a defesa. 

4.3. Providenciar o Formulário de Passagem Aérea, Transporte e Hospedagem para membros externos que não sejam da região metropolina de Campinas. Caso o docente externo venha com recursos próprios, informar no campo Observações.

 

5.    O aluno deverá criar uma conta na ALUMNI (Comunidade para reunir os alunos, ex-alunos, professores e funcionários do Instituto de Computação da Unicamp), conforme link.: http://alumni.ic.unicamp.br/

 

APÓS A DEFESA:

 

6. Ficha catalográfica (Responsável: Aluno)

O aluno deverá solicitar a ficha catalográfica somente após a disponibilidade da ata da defesa no sistema SIGA. A solicitação deverá ser feita pela web no site do SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp), através do link: http://www.sbu.unicamp.br/ficha - Clicar em Ficha Catalográfica  (leia atentamente as instruções). A ficha catalográfica deverá ser inserida na versão final da dissertação/tese.

 

7. Versão Final

O aluno deverá fazer o upload no SIGA, em até 50 dias, impreterivelmente, após a data da defesa da dissertação/tese.

Durante os 50 dias o aluno deve:
7.1. A monografia deve estar de acordo com o padrão da Unicamp. Verifique se as páginas estão na ordem correta e se não há frases, figuras ou tabelas fora da margem. 
7.2. Assim que a versão final da Dissertação/Tese estiver pronta, envie para sec-pos@ic.unicamp.br com o arquivo para verificação da formatação.
7.3. Quando a Secretaria confirmar que está tudo correto, o aluno deve fazer o upload no SIGA.

Depois do envio pelo aluno do arquivo, a Secretaria valida, o orientador valida e finaliza-se o processo dentro do IC. 

Após haverá tramitação entre PRPG, DAC e Biblioteca.

OBS -  Teses/Dissertações impressas
Caso queira exemplares impressos, o aluno deverá calcular o valor conforme instruções no site da DGA (www.dga.unicamp.br/referencias/custos-impressao-teses-dissertacoes), e apresentar o original e uma cópia do comprovante de depósito na Secretaria de Pós-Graduação. O depósito deverá ser feito no Banco do Brasil - Agência 4203-X - Conta Corrente 44353-0, e não na conta indicada no site da DGA que está incorreta. Para facilitar o cálculo do custo, você pode baixar uma calculadora simples feita em excel clicando aqui.

 

8. Homologação e Diploma

Depois que a versão final é validada pelo orientador e disponibilizada à PRPG para homologação se houver necessidade de eventuais correções ela poderá retornar ao aluno e/ou secretaria. 

Quando a homologação for efetivada, gerará a deliberação com autenticação eletrônica, que ficará armazenada em Documentos (no SIGA) e será enviada para o e-mail do aluno e orientador.

A Biblioteca Central receberá a dissertação/tese homologada para ser disponibilização no acervo digital.

Quando a DAC gerar o diploma o aluno receberá um e-mail. Caso queira uma versão impressa deverá solicitar pessoalmente no atendimento da DAC.