Defesa de Mestrado de Pedro Paulo Libório Lima do Nascimento

Data: 
26/05/2017 - 13:00
Local: 
Auditório do IC 2 - Sala 85

Título: Desenvolvimento e Avaliação de Técnicas de Localização para Redes Veiculares e Sistemas de Transportes Inteligentes

 

Banca Examinadora
Titulares (Professores Doutores) Unidade / Instituição
Leandro Aparecido Villas  IC/UNICAMP
Bruno Yuji Lino Kimura  ICT/UNIFESP
Luiz Fernando Bittencourt  IC/UNICAMP
Suplentes (Professores Doutores) Unidade / Instituição
Edmundo Roberto Mauro Madeira  IC/UNICAMP
Jó Ueyama  ICMC/USP

 

RESUMO

Devido aos diversos problemas nos sistemas de tráfego ocasionados pela evolução dos grandes centros urbanos, existe o campo de estudo dos Sistemas de Transportes Inteligentes, que visa prover metodologias de comunicação, processamento e armazenamento de dados voltados para o segmento de transportes, e comutação de pessoas nas cidades. Neste contexto, o advento das tecnologias de comunicação sem fio, sobretudo das tecnologias de comunicação sem fio dedicadas e de curto alcance, culminaram no surgimento do padrão de comunicação sem fio IEEE 802.11p para as redes veiculares. Nos últimos anos uma miríade de protocolos, aplicações e serviços vêm sendo desenvolvidos com os mais diversos objetivos, variando desde conforto a segurança. Muitos destes serviços confiam em algum sistema de localização, e necessitam de diferentes graus de acurácia para para seu pleno funcionamento. A solução imediata, e mais utilizada em redes veiculares são os Sistemas de Posicionamento Global via Satélite (do inglês, Global Positioning Satelite System, GNSS). No entanto, os sistemas GNSS sofrem problemas de inacurácia e indisponibilidade em zonas densas urbanas, rodovias multinível e túneis, o que representa um desafio para os protocolos, aplicações e serviços que confiam em localização. Com esta motivação, primeiramente foi realizada uma caracterização dos problemas de inacurácia e indisponibilidade dos sistemas GNSS a partir de datasets reais. Uma vez que os nós da rede veicular são dotados de capacidade de comunicação sem-fio, processamento e armazenamento. Foram desenvolvidas e avaliadas as técnicas de localização Geodesic Dead Reckoning e uma abordagem Cooperative Positioning onde veículos compartilham suas estimativas de localização utilizando a rede veicular com o objetivo de melhorar suas respectivas localizações.