INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

 

Defesa de Doutorado: Rodrigo Dias Arruda Senra

Data: 
10/12/2012 - 10:00
Local: 
Auditório IC 2 - Sala 85

Título: Organization is Sharing: From eScience to Personal Information Management

Resumo:

Compartilhamento de informação sempre foi um aspecto chave em qualquer tipo de esforço conjunto.
Paradoxalmente, com o dilúvio de dados, a incremental disponibilização de informação tem dificultado o projeto e implementação de soluções que efetivamente estimulam o compartilhamento. Esta tese analisa aspectos distintos do compartilhamento - desde ambientes relacionados a eScience até informação pessoal. Como resultado desta análise, ela provê respostas para alguns dos problemas encontrados, ao longo de três eixos.

O primeiro, SciFrame, é um arcabouço específico para descrição de sistemas ou processos envolvendo manipulação de dados científicos no formato digital, servindo como um padrão que auxilia a comparação de sistemas. A adoção do SciFrame para descrição de ambientes científicos virtuais permite a identificação de pontos em comum e oportunidades de interoperabilidade.

O segundo eixo de contribuição contempla o problema da comunicação entre sistemas arbitrários e serviços oferecidos por bancos de dados, através do uso dos então chamados descritores de bancos de dados.
Estes descritores contribuem para desacoplar aplicações dos serviços, melhorando portanto o compartilhamento entre aplicações e bancos de dados.

A terceira contribuição, Organografos, provê meios para a organização de informação multi-facetada.
Ela contempla problemas de compartilhamento de informação pessoal por intermédio da exploração da forma como organizamos tais informações.
Neste caso, ao invés de tentarmos prover meios para o compartilhamento da informação propriamente dita, a unidade de compartilhamento é a própria organização da informação. Através do projeto e compartilhamento de organografos, grupos distintos trocam entre si visões reconfiguráveis de como a informação esta organizada, promovendo assim interoperabilidade e reuso.
Parte destas contribuições foi validada por estudos de caso e, no caso de organografos, por uma implementação de fato.

Instituto de Computação :: Universidade Estadual de Campinas :: Av. Albert Einstein, 1251 - Cidade Universitária, Campinas/SP - Brasil, CEP 13083-852 • Fone: [19] 3521-5838