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Computational Geometry Software on the World Wide Web

Web page contributed by Pedro Castro

Esta página tem o objetivo de fazer um levantamento das ferramentas existentes na Web.

Tópicos incluídos:

bullet Cascos Convexos
bullet Diagramas de Voronoi
bullet Triangulação de Delaunay
bullet Triangulação
bullet Área/Centroide
bullet Intersecção de dois segmentos
bullet Localização de Pontos
bullet Intersecção de dois Polígonos Convexos
bullet Teoria
bullet Bibliotecas
bullet Outros Problemas
bullet Outras Páginas Interessantes

Cascos Convexos

  1. VoroGlide, interactive Voronoi diagrams - Applet que calcula o Diagrama de Voronoi, o Casco Convexo e a Triangulação de Delaunay de um conjunto dado de pontos, permite inserir, remover e mover pontos. (A, V)

  2. Convex Hull Algorithms - Applet que calcula o Casco Convexo de um conjunto aleatório de pontos em 2D e 3D usando algoritmo Incremental, Gift Wrap (Jarvis' March), Divisão e Conquista ou Quick Hull. (A,J)

  3. Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Casco Convexo(2D), Casco Convexo(3D). (C,J)

  4. Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke. (A)

  5. Final Project - Animação com o Graham Scan para um conjunto de pontos, inclui a fonte. (A,J)

  6. Qhull - Programa que calcula a Triangulação de Delaunay, o Diagrama de Voronoi e o Casco Convexo. Também calcula o volume, a área de superfície e aproximações para o casco convexo. (C)

Diagramas de Voronoi

  1. http://www2s.biglobe.ne.jp/~kaz_h/Tech/voronoi/voronoi.html - Página que calcula o Diagrama de Voronoi, a AGME e o grafo de vizinho mais próximo para um conjunto dado de pontos. (A) "Tradução" do Google.

  2. Trabalho Final de Algoritmos Geométricos - Exemplo de uma aplicação de Diagramas de Voronoi. (V)

  3. VoroGlide, interactive Voronoi diagrams - Applet que calcula o Diagrama de Voronoi, o Casco Convexo e a Triangulação de Delaunay de um conjunto de pontos dado, permite inserir, remover e mover pontos dinâmicamente. (A, V)

  4. Higher Order Voronoi Diagrams (Java Applet) - Applet que calcula o Diagrama de Voronoi de qualquer ordem para um conjunto de pontos dado. (A)

  5. Higher Order Voronoi Diagrams - Programa para calcular os Diagramas de Voronoi de qualquer ordem. (C)

  6. Voronoi/Delaunay - Calcula o Diagrama de Voronoi e a Triangulação de Delaunay para um conjunto de pontos. (A, J)

  7. The Voronoi Game - Modelo geométrico para o problema de Localização de Facilidades Competidoras. O vencedor é aquele que conseguir a maior área somando as regiões de seus pontos. (A, J)

  8. Another Voronoi Game - Permite até oito jogadores (Humanos ou computador) e a definição do número de turnos. (A)

  9. Qhull - Programa que calcula a Triangulação de Delaunay, o Diagrama de Voronoi e o Casco Convexo. Também calcula o volume, a área de superfície e aproximações para o casco convexo. (C)

  10. Voronoi Diagrams - Descrição do problema e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  11. Geolab - Computational Geometry System - Uma biblioteca de algoritmos 2D e estruturas de dados, com ambiente de visualização. Contém 40 algoritmos, incluindo todos clássicos da geometria computacional  mais alguns interessantes como vizinhos mais próximos e diagrama de voronoi de vizinho mais distante. (C)

Triangulação de Delaunay

  1. VoroGlide, interactive Voronoi diagrams - Applet que calcula o Diagrama de Voronoi, o Casco Convexo e a Triangulação de Delaunay de um conjunto de pontos, permite inserir, remover e mover pontos. Tem a opção de mostrar a triangulação passo a passo. (A, V)

  2. Free ("livre" and "grátis") C code by Jorge Stolfi  - Algumas bibliotecas e pequenos programas em C. Incluindo Quad-edge, Triangulação de Delaunay e Aritmética Afim. (C)

  3. Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Triangulação de Delaunay. (C,J)

  4. Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke. (A)

  5. Realizing a Delaunay triangulation - Dada uma Triangulação de Delaunay calcula os pontos que são seus vértices. (A)

  6. Qhull - Programa que calcula a Triangulação de Delaunay, o Diagrama de Voronoi e o Casco Convexo. Também calcula o volume, a área de superfície e aproximações para o casco convexo. (C)

  7. The GTS Library - GNU Triangulated Surface Library com diversas operações como Delaunay, área, K d-trees para a localização de pontos e operações em superfícies (união, interseção e diferença). (C)

Triangulação

  1. Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Triangulação. (C,J)

  2. Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke.(A) 

  3. Triangulation - Descrição do problema e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  4. Triangulation - Programas de triangulação. (C)

  5. Fast Polygon Triangulation based on Seidel's Algorithm - Descrição do algoritmo e o código. (C)

Área/Centroide

  1. Graphics Gems, by Book - Códigos da série de livros Graphics Gems (da Academic Press). Esta série focaliza em pedaços de código de tamanho pequeno a médio que executam uma variedade larga de tarefas relacionadas a computação gráfica. (C)

  2. Computational Geometry - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke, inclui cálculo da área e centróide de polígonos. (A)

  3. Qhull - Programa que calcula a Triangulação de Delaunay, o Diagrama de Voronoi e o Casco Convexo. Também calcula o volume, a área de superfície e aproximações para o casco convexo. (C)

  4. The GTS Library - GNU Triangulated Surface Library com diversas operações como Delaunay, área, K d-trees para a localização de pontos e operações em superfícies (união, interseção e diferença). (C)

Intersecção de dois segmentos

  1. Computational Geometry in C - Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Interseção de dois segmentos. (C,J)

  2. Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke.  (A)

Localização de Pontos

  1. Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Ponto dentro de um Polígono? e Ponto dentro de um Poliedro? (C,J)

  2. Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke. (A) 

  3. The GTS Library - GNU Triangulated Surface Library com diversas operações como Delaunay, área, K d-trees para a localização de pontos e operações em superfícies (união, interseção e diferença). (C)

  4. Point Location - Descrição do problema e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  5. Graphics Gems, by Book - Códigos da série de livros Graphics Gems (da Academic Press). Esta série focaliza em pedaços de código de tamanho pequeno a médio que executam uma variedade larga de tarefas relacionadas a Computação Gráfica. Inclui dois algoritmos de verificação de ponto dentro de um polígono. (C)

Intersecção de dois Polígonos Convexos

  1. Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Interseção de dois Polígonos Convexos.(C,J)

  2. Computational Geometry Applet - Applet dos códigos de Joseph O'Rourke. (A)

  3. The GTS Library - GNU Triangulated Surface Library com diversas operações como Delaunay, área, K d-trees para a localização de pontos e operações em superfícies (união, interseção e diferença). (C)

Bibliotecas

  1. Free ("livre" and "grátis") C code by Jorge Stolfi  - Algumas bibliotecas e pequenos programas em C. Incluindo Quad-edge, Triangulação de Delaunay e Aritmética Afim. (C)

  2. Numerical and algebraic computation  - Ferramentas para computação numérica com precisão. (C)

  3. Fast Robust Predicates for Computational Geometry - Predicados de orientação e teste de inclusão num círculo. (C)

  4. Computational Geometry in C -- Code & Errata - Joseph O'Rourke - Código de todos algoritmos do Livro "Computational Geometry in C" de Joseph O'Rourke. Inclui Triangulação, Casco Convexo(2D), Casco Convexo(3D), Triangulação de Delaunay, Interseção de dois segmentos, Ponto dentro de um Polígono?, Ponto dentro de um Poliedro?, Interseção de dois Polígonos Convexos e Convolução de Polígonos (Minkowski Sum). (C,J)

  5. Graphics Gems, by Book - Códigos da série de livros Graphics Gems (da Academic Press). Esta série focaliza em pedaços de código de tamanho pequeno a médio que executam uma variedade larga de tarefas relacionadas a computação gráfica. (C)

  6. Algorithmic Solutions - Empresa que distribui a LEDA - library of efficient data types and algorithms. (C)

  7. Algorithms and Data Structures Implementations - Códigos de diversos algoritmos em várias linguagens. (C, J, O)

  8. The GTS Library - GNU Triangulated Surface Library com diversas operações como Delaunay, área, K d-trees para a localização de pontos e operações em superfícies (união, interseção e diferença). (C)

  9. CGAL - Computational Geometry Algorithms Library - Muito completa, apresenta várias primitivas e as estruturas de dados mais usadas em algoritmos geométricos (Casco convexo, delaunay, mapa planar, poliedro e outros). (C)

  10. T2Viewer - Extensão do CGAL para T2 (Plano projetivo orientado) e a implementação de um sistema de visualização dinâmico T2Viewer. (C,V)

  11. GeoPro - Ambiente de visualização de dados geométricos pela internet, em fase de finalização.

  12. Boost Graph Library - Biblioteca de operações em grafos, e C++ e Python. (C, O)

  13. Geomview - Um programa de visualização 3D interativa. Permite rotação, translação, zoom etc. Muito usado como visualizador de dados de outro programa como Mathematica, CGAL ou Qhull. (C)

  14. The Stony Brook Algorithm Repository - Uma coleção de implementações para setenta dos mais fundamentais problemas combinatórios. (C, J, O)

  15. Geolab - Computational Geometry System - Uma biblioteca de algoritmos 2D e estruturas de dados, com ambiente de visualização. Contém 40 algoritmos, incluindo todos clássicos da geometria computacional  mais alguns interessantes como vizinhos mais próximos e diagrama de voronoi de vizinho mais distante. (C)

  16. GrAL - Grid Algorithms Library - Biblioteca genérica de estruturas de dados e algoritmos para grades (grids) e malhas (meshs). (C)

Teoria

  1. Computação Gráfica 3D - conceitos, fundamentos geométricos e algoritmos - Curso de Computação Gráfica 3D Online.

  2. CMSC 754 - Comp Geom - Site do curso de Geometria Computacional de David Mount da Universidade de Maryland.
  3. 754lects.pdf (application/pdf Object) - Notas de aula do curso de Geometria Computacional de David Mount da Universidade de Maryland.
  4. geometria.pdf (application/pdf Object) - Algoritmos Geométricos em SIG (Sistemas de Informação Geográfica).
  5. Dictionary of Algorithms and Data Structures - Definições de diversos problemas, algoritmos e estruturas de dados.
  6. Mathworld.wolfram.com - Diversas definições de problemas matemáticos e algoritmos, incluindo os de geometria projetiva e de geometria computacional. Inclui vários applets 3D e gifs animados. Também indica outras referências. 

Outros Problemas

  1. GeoLab -- Computational Geometry System - Uma biblioteca de algoritmos 2D e estruturas de dados, com ambiente de visualização. Contém 40 algoritmos, incluindo todos clássicos da geometria computacional  mais alguns interessantes como vizinhos mais próximos e diagrama de voronoi de vizinho mais distante. (C)

  2. http://www2s.biglobe.ne.jp/~kaz_h/Tech/voronoi/voronoi.html - Página que calcula o Diagrama de Voronoi, a AGME e o grafo de vizinho mais próximo para um conjunto dado de pontos. Também calcula o Grafo de Gabriel e o grafo de vizinhança relativa. (A) Tradução do Google 

  3. Nearest Neighbor Search - Descrição do problema do vizinho mais próximo e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  4. Ranger - Nearest Neighbor Search in Higher Dimensions - Ferramenta para calcular e visualizar o vizinho mais próximo em até 25D. (C)

  5. Range Search - Descrição do problema do Range Search e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  6. Intersection Detection - Descrição do problema do detecção da interseção de dois polígonos e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  7. Minkowski Sum - Descrição do problema da convolução dois polígonos e links para implementações e problemas relacionados. (C)

  8. VisPak - Documentação e código de programas que calculam o grafo de visibilidade de vértices de um polígono. (C)

  9. Meshing Software Survey - Vários programas de geração de grades (grids) e malhas (meshs). 

  10. GrAL - Grid Algorithms Library - Biblioteca genérica de estruturas de dados e algoritmos para grades (grids) e malhas (meshs). (C)

Outras Páginas Interessantes

  1. Geometry in Action - Diversas aplicações de problemas geométricos.

  2. Computational Geometry Pages

  3. Computational Geometry Web Directories

  4. The Geometry Junkyard
  5. Directory of Computational Geometry Software

Legenda: A = Applet, C = Código C ou C++, J = Código Java, O = Código em outras Linguagens, V = Vídeo

 

(c) 1998-2008 Pedro J. de Rezende. Last modified: 2008.08.06.